Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Transporte de cargas por avião tem queda
Veículo: Folha de São Paulo - 30/06/2005
< Voltar

Os volumes de carga transportada por aviões caíram em maio pela segunda vez neste ano, levando a preocupações de que os altos preços do petróleo podem estar prejudicando o crescimento econômico mundial.

O frete aéreo responde por 40% do comércio mundial em valor e é considerado um indicador antecedente do estado da economia mundial.

O uso de frete aéreo caiu 1,6% em maio, em comparação ao mesmo mês de 2004, segundo a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).

O volume transportado teve queda na Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte e América Latina. Houve aumento do volume apenas na África e no Oriente Médio.

"A desaceleração no volume de cargas demonstra que o alto preço do petróleo está desacelerando a economia mundial mais rapidamente do que o esperado", disse Giovanni Bisignani, presidente da Iata.

As quedas registradas em maio e em fevereiro deste ano foram as primeiras desde março de 2002.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados