Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Plano Nacional de Logística e Transporte é apresentado no RJ
Fonte: Canal dos Transportes
< Voltar

O Ministério dos Transportes apresentou a versão preliminar do PNLT (Plano Nacional de Transportes e Logística). Os detalhes do projeto, que vem sendo elaborado desde o ano passado e prevê investimentos públicos e privados capazes de desenvolver a infra-estrutura nacional do setor nos próximos 15 anos, foram revelados ontem, durante encontro na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio).

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Defesa, o PNLT é uma ferramenta de planejamento de médio e longo prazo para o setor que servirá de embasamento para o Plano Plurianual do governo federal para o período 2008-2011. O encontro realizado ontem no Rio de Janeiro, segundo a secretaria de transportes do estado, serviu para discutir e avaliar a versão preliminar do plano.

Na abertura do evento, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, disse que o Plano tem como principal objetivo retomar o processo de planejamento de longo prazo no setor de transportes, dotando-o de uma estrutura permanente de gestão. Segundo ele, a meta é definir as prioridades para o setor até 2023. “O PNLT foi elaborado com base em projeções macroeconômicas regionais e servirá para a elaboração dos próximos Planos Plurianuais de Investimentos para o setor de transportes. Ele também provocará uma alteração substancial na matriz de transportes brasileira, com maior participação dos modais ferroviários e hidroviários”, informou.

Em relação ao Rio de Janeiro, a versão preliminar da PNLT recomenda investimentos em obras no estado como a conclusão do arco rodoviário metropolitano e a ampliação do Porto de Sepetiba. Na ocasião, o vice-presidente do Conselho de Infra-Estrutura da Firjan, Mauro Viegas Filho, defendeu a necessidade de incluir no Plano a construção do ramal onde será construído o Porto do Açu pela MMX Minas-Rio, além de investimentos no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados