Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Ritmo do comércio exterior cai quase pela metade
Veículo: Portal Monitor Mercantil RJ
Seção: Economia
< Voltar

Conteúdo: Funcex aponta queda nas importações e exportações

Há uma tendência de queda no ritmo de crescimento tanto das exportações quanto das importações, aponta a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex). A taxa de crescimento acumulada em 12 meses estava acima de 30% tanto para exportações quanto para importações em maio de 2005, mas no mês passado caiu para 17,3% no caso das vendas ao exterior e para 17,5% no das compras de produtos estrangeiros.

A Funcex também acusa, em seu boletim de comércio exterior, que a tendência de demanda externa "é de nítida desaceleração". O Índice de Demanda Externa Efetiva em abril cresceu 8,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e 11,6% nos primeiros quatro meses de 2006 ante igual período de 2005. Mas, um ano antes, a demanda externa crescia a um ritmo quase duas vezes maior, a uma taxa de 24,5%.

A rentabilidade das exportações brasileiras aumentou 3,5% no mês passado, de acordo com a Funcex, reduzindo a queda acumulada no mês em relação ao mesmo mês de 2005 para apenas 2% em maio.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados