Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Panamá poderá integrar o Mercosul
Fonte: Agência Brasil
Seção: Economia
< Voltar

Conteúdo: Possibilidade de ter o país da América Central pode se concretizar a partir de 2007

A possibilidade de ter o Panamá, país da América Central, como integrante do Mercosul, pode se concretizar a partir do próximo ano. Foi o que admitiu o chanceler panamenho, Samuel Navarro, em visita ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recentemente. Navarro aceitou convite de Amorim para participar da Cúpula do Mercosul, que se realizará em janeiro do ano que vem, no Rio de Janeiro.

"Tratamos das relações do Mercosul com o Panamá e continuaremos nossos trabalhos. E para dar uma idéia da importância que damos a esse relacionamento convidei o chanceler Samuel Lewis Navarro para se fazer presente na próxima Cúpula do Mercosul", anunciou Amorim.

O Panamá participa como observador do bloco econômico sul-americano, e segundo Navarro, há intensas conversações entre o Mercosul e o Panamá, via Sistema Integrado Centro-americano, para que as relações comerciais se ampliem. "Nós hoje trocamos opiniões sobre a melhor forma em poder continuar fortalecendo a relação entre as duas regiões. Tanto no caso do Panamá com o Mercosul, e do Panamá com o Brasil, na medida em que o Panamá tem se convertido em um centro logístico para levar mercadorias ao resto do mundo", disse Navarro.

Os chanceleres discutiram também a criação de uma zona de redistribuição de mercadorias de empresas exportadoras brasileiras na zona portuária do Canal do Panamá. A criação do entreposto já havia sido objeto de conversas entre o governo panamenho e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em visita que fez ao país em maio deste ano. O Brasil exportará este ano para o Panamá cerca de US$ 250 milhões, segundo Amorim.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados