Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Engenheiro aduaneiro é diferente de despachante
Fonte: 15/09/09 - REVISTA LOGWEB
< Voltar

O despachante aduaneiro representa os importadores e exportadores nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, e é responsável pela liberação aduaneira da mercadoria. Só o despachante tem representatividade perante a Receita Federal.

O engenheiro aduaneiro tem a incumbência de certificar que um produto que passará pela Receita Federal corresponde às especificações técnicas e não fere nenhuma lei. Esta função já fazia parte da rotina dos profissionais de comércio exterior há muito tempo, mas o título de Engenharia Aduaneira foi oficializado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura há menos de 10 anos.

Em nenhum momento o despachante exerce a função do engenheiro ou vice-versa, já que enquanto um analisa tecnicamente o produto, o outro representa legalmente os importadores e exportadores.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados