Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Porto de Itajaí monta esquema para receber novos guindastes
Fonte: 12/08/09 - JORNAL DE SANTA CATARINA
< Voltar

Navio com dois portêineres atraca hoje em Itajaí. Operação será delicada e vai depender da maré

ITAJAÍ - Depois de dois meses de espera pela chegada dos guindastes tipo portêiner ao Porto de Itajaí e de um investimento de cerca de US$ 16 milhões o atraso de 24 horas para a atracação do navio com as duas estruturas será pouco, diante dos quesitos de segurança necessários para receber a embarcação no Rio Itajaí-Açu. O navio chinês Zhen Hua 27, da fabricante dos portêineres, a ZPMC, deve atracar em Itajaí às 16h de hoje, conforme o esperado pelo terminal arrendatário do porto público, o Teconvi, que adquiriu os guindastes.

De acordo com o representante dos práticos, Alexandre Gonçalves da Rocha, a operação é delicada e depende da maré. A manobra pode ser comparada à entrada dos maiores navios que já passaram pelo canal portuário.

? Precisamos garantir a maior quantidade de água possível em torno da embarcação e uma corrente mínima, devido às particularidades do navio e da carga, que é muito sensível ? explicou Rocha.

A carga sobre o navio tem 70 metros de altura. Quando entrarem em operação, em cerca de 60 dias, os portêineres terão em funcionamento lanças que podem atingir até 103 metros de altura, durante a movimentação de contêineres. Operação igual já ocorre no vizinho Porto de Navegantes, que possui três portêineres.

A aquisição dos guindastes faz parte da modernização das operações portuárias em Itajaí empreendida pelo Teconvi, que pertence ao grupo APM Terminals. Os portêineres podem movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés e atender a embarcações com capacidade de carga de até 7 mil contêineres da mesma medida. Em 2008, Itajaí atendia, em média, navios com capacidade para até 4,5 mil contêineres de 20 pés.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados