Área restrita
Home
Site in English
A Associação
Associados ABRETI
Cursos, Palestras e Eventos
Sala de Imprensa
Notícias
Serviços
Contato
Este canal da ABRETI serve como um centro de informações coletivas. Novidades resultantes de ações políticas e econômicas que afetam a atividade dos transportes internacionais, cases do setor e informações gerais estão relacionados em ordem cronológica. Consulte este canal sempre que precisar.
ABRETI | Mercado

Título: Governo desonera importação de 260 tipos de equipamentos
Fonte: Da Agência Brasil, em Brasília - 07/05/08
< Voltar

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) decidiu reduzir nesta terça-feira a alíquota de importação de 260 produtos que entraram na lista de ex-tarifários --256 bens de capital (máquinas e equipamentos) e 4 de informática e telecomunicações.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os 260 itens correspondem a US$ 881 milhões em importações que estão incluídos em investimentos de US$ 2,4 bilhões. A medida tem por objetivo isentar de impostos as importações destinadas a ampliar a capacidade produtiva do país.

Os setores mais beneficiado pela desoneração foram os próprios bens de capital (para a indústria em geral), que representam 26% desses investimentos, seguidos por distribuição e geração de energia (18,24%), madeira e móveis (9,37%) e produtos alimentícios (8,80%).

Para a secretária-executiva da Camex, Lytha Spíndola, a inclusão desses produtos no regime de ex-tarifários é importante para que o país se modernize. "Todas essas aquisições de produtos do ex-tarifário se revertem em investimentos no setor produtivo", explica. "São importações de máquinas e equipamentos não-produzidos no mercado nacional.

ABRETI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Internacional - 2005 - Todos os direitos reservados