Aeroportos e Portos
Tipos de Aeronaves
Pallets e Containeres
Sites das Cias. Aéreas
Aeroportos e Portos
Tipos de Navios
Containeres
Sites das Cias. Marítimas
Mapa dos Portos
Tipos de Veículos
Fronteiras
Home
Aéreo Marítimo Rodoviário Aduana Siglas de países Incoterms Estatísticas Dicionário / Abreviações Conversões Links úteis Circulares Dúvidas / Críticas / Sugestões / Banco de Currículos
 
   --  
Los Angeles Chicago Detroit Miami São Paulo Sidney UTC/GMT Frankfurt Johannesburg Dubai Hong Kong Japan
 
 
  Marítimo - Tipos de Navios  
 


Foto Tipo Características


foto: Michael G.W. Pfeffer
Carga Geral É o navio que se destina ao transporte de vários gêneros, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões. A carga é içada (suspensa) ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio (paus de carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto.

Gaseiro São os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos. Se caracterizam por apresentarem acima do convés principal tanques típicos de formato arredondado.

Químico São os navios parecidos com os gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc.


foto: Michael G.W. Pfeffer
Tanque São os navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com frequência pelas ondas.


foto: Michael G.W. Pfeffer
Porta containers São os navios semelhantes aos navios de carga geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.


foto: Michael G.W. Pfeffer
Ro - Ro "Ro-Ro" é uma abreviatura para "Roll on-Roll off" — é um tipo de cargueiro para o transporte de automóveis e outros veículos, de modo a que estes entrem e saiam do navio pelos seus próprios meios. No seu convés também costumam ser transportados containers.

Graneleiro Navio especializado no transporte de mercadorias a granel ( Açúcar, Soja e Ferro ) e subdividem-se em alguns tipos como: Petroleiro - transporta hidrocarbonetos; OBO (Ore, Bulk, Oil) transporta alternado de mercadoria seca, hidrocarbonetos ou minerio a granel, (Ore Bulk) transporta mercadorias pesadas (minerio) e o (Dry Bulk) transporta mercadoria seca a granel.


foto: Michael G.W. Pfeffer
Ore - Oil São os navios de carga combinada, ou seja, transportam minério e petróleo.
 
 
 
 
Avenida Paulista, 1.079 - 8º andar - São Paulo - SP - CEP 01311-200
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel.: 11 7711.3172

Política de privacidade e termos de uso.