Aeroportos e Portos
Tipos de Aeronaves
Pallets e Containeres
Sites das Cias. Aéreas
Aeroportos e Portos
Tipos de Navios
Containeres
Sites das Cias. Marítimas
Mapa dos Portos
Tipos de Veículos
Fronteiras
Home
Aéreo Marítimo Rodoviário Aduana Siglas de países Incoterms Estatísticas Dicionário / Abreviações Conversões Links úteis Circulares Dúvidas / Críticas / Sugestões / Banco de Currículos
 
   --  
Los Angeles Chicago Detroit Miami São Paulo Sidney UTC/GMT Frankfurt Johannesburg Dubai Hong Kong Japan
 
 
  Incoterms - International Commercial Terms  
 

International Commercial Terms - São regras internacionais que definem as responsabilidades (comprador e vendedor) quanto ao pagamento de frete, seguro, despesas portuárias, etc. Os INCOTERMS também denominados "cláusulas de preços", pelo fato de cada termo determinar os elementos que compõem o preço da mercadoria. Representados por meio de siglas (3 letras), são divididos em 4 grupos.



Grupos

Grupo Incoterms 2000 Ponto de Tranferência do Custo Ponto de Tranferência do Risco
E EXW Origem Armazém na origem
F FAS Transp. princ. não pago Ao lado do navio
FOB Transp. princ. não pago Primeira murada do navio
FCA Transp. princ. não pago Primeiro transp. Internac.
C CFR Transp. princ. pago Primeira murada do navio
CIF Transp. princ. pago Primeira murada do navio
CPT Transp. princ. pago Primeiro transp. Internac.
CIP Transp. princ. pago Primeiro transp. Internac.
D DAF Despesas até... ...fronteira terrestre
DES Navio / destino A bordo do navio no destino
DEQ Porto / destino No cais do destino
DDU Desp. S/ direitos aduan. Local determinado do destino
DDP Desp. C/ direitos aduan. Local determinado do destino

Explicação

CFR – Cost and Freight - (Custo e Frete)
Termo exclusivo do transporte marítimo ou fluvial. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque designado. Uma vez entregue a mercadoria, o vendedor assume os gastos e o frete necessários para transportar a mercadoria até ao porto de destino designado. No entanto, o risco de perdas e danos da mercadoria é assumido pelo comprador. O vendedor assume os custos alfandegários na exportação.
CIF – Cost Insurance and Freight - (Custo, Seguro e Frete)
Termo exclusivo do transporte marítimo ou fluvial. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque designado. Uma vez entregue a mercadoria, o vendedor assume os gastos e o frete necessários para transportar a mercadoria até ao porto de destino designado. Além disso, deve constituir um seguro marítimo mínimo que cubra os riscos do comprador por perdas e danos da mercadoria durante o transporte. O vendedor assume os custos alfandegários na exportação.
CIP - Carriage and Insurance Paid To - (Transporte e Seguro Pagos Até...)
Termo utilizado para qualquer modalidade de transporte, inclusive o transporte intermodal. O o vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do agente de transporte por ele designado e assume os gastos derivados do transporte necessário para levar a mercadoria até ao seu ponto de destino. O vendedor deve constituir um seguro mínimo que cubra os riscos do comprador por perdas e danos da mercadoria durante o transporte. Alem disso o vendedor ainda é responsável pelos custos da alfândega de saída.
CPT - Carriage Paid To - (Transporte Pago Até...)
Termo utilizado para qualquer modalidade de transporte, inclusive o transporte intermodal. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do agente de transporte por ele designado e assume os gastos derivados do transporte necessário para levar a mercadoria até ao seu ponto de destino. Uma vez entregue a mercadoria, o risco de perdas e danos é assumido pelo comprador. O vendedor ainda é responsável pelos custos da alfândega de saída.
DAF – Delivered at Frontier - (Entregue na Fronteira)
Termo utilizado para qualquer modalidade de transporte, quando a mercadoria é entregue numa fronteira terrestre. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador, no local indicado da fronteira acordada, mas antes da alfândega do país de entrada. Vendedor assume os custos do despacho de alfândega, exportação, e de transporte até ao ponto acordado.
DDP – Delivered Duty Paid - (Entregue com Direitos Pagos)
Termo utilizado para qualquer modalidade de transporte. Vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador num ponto acordado do país de importação. O vendedor deve assumir todos os gastos e riscos derivados de colocar a mercadoria no ponto de destino, inclusive taxas alfandegárias, impostos e outros encargos, necessários para realizar a importação para o país de destino. Não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto para obter, direta ou indiretamente, os documentos necessários para a importação da mercadoria.
DDU – Delivered Duty Unpaid - (Entregue com Direitos Não Pagos)
Termo utilizado para qualquer modalidade de transporte. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador num ponto acordado do país de importação. O vendedor assume todos os gastos e riscos derivados de colocar a mercadoria no ponto de destino designado, inclusive taxas alfandegárias, impostos e outros encargos, necessários para realizar a importação para o país de destino.
DES – Delivered Ex Ship - (Entregue no Navio)
Termo utilizado somente quando se prevê que a entrega da mercadoria se realizara a bordo de um navio no porto de destino. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador a bordo do navio, sem a despachar para importação, Assume todos os gastos e riscos derivados de colocar a mercadoria no porto de destino designado, antes de se realizar o descarregamento.
DEQ – Delivered Ex Quai - (Entregue no Cais)
Termo utilizado somente quando a entrega da mercadoria se realiza, após o seu descarregamento do navio, no cais do porto de destino designado. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador, despachada na fronteira de importação, no cais de destino. Vendedor assume todos os gastos e riscos derivados da colocação da mercadoria no porto de destino designado, antes de se realizar o descarregamento.
EXW – Ex Works - (Na Origem)
Termo onde o vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do comprador, nas suas próprias instalações. O comprador assume assim todos os riscos e gastos necessários ao transporte, passagem de alfândega e seguro da mercadoria vendida.
FAS – Free Alongside Ship - (Livre ao Lado do Navio)
Termo utilizado exclusivamente para o transporte marítimo ou fluvial. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria ao lado do navio destinado ao transporte no porto de embarque designado. O comprador assume todos os gastos e riscos de perdas e danos da mercadoria a partir desse momento. No entanto, o vendedor deve realizar o despacho de fronteira da mercadoria para a exportação.
FCA – Free Carrier - (Livre no Transportador)
Termo pode ser utilizado para qualquer modalidade de transporte, inclusive o transporte intermodal. O vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria à disposição do agente de transporte designado pelo comprador no lugar acordado, despachada na alfândega para exportação.
FOB – Free On Board - (Livre a Bordo)
Termo utilizado somente para o transporte marítimo ou fluvial. Muitas vezes usado no transporte aéreo erroneamente! Aqui o vendedor cumpre sua obrigação de entrega colocando a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque designado. O vendedor está obrigado a realizar o despacho de alfândega de exportação. O comprador deve assumir todos os gastos e o risco de perdas e danos da mercadoria a partir desse momento.

Resumo das responsabilidades

Sigla Modal Embal. Origem Trasp. Interno Origem Docum. Origem Taxas / Desp. Origem Lib. Aduan. Origem Frete Intern. Seguro Intern. Liber. Aduan. Destino Imposto Taxas Destino Docum. Destino Transp. Interno Destino
EXW M/A/T IMP IMP IMP IMP IMP IMP IMP IMP IMP IMP IMP
FAS M EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP IMP
FOB M EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP IMP
FCA M/A/T EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP IMP
CFR M EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP
CPT M/A/T EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP
CIF M EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP
CIP M/A/T EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP
DAF T EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP IMP IMP
DES M EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP
DEQ M EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP IMP IMP IMP
DDU M/A/T EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP IMP EXP EXP
DDP M/A/T EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP EXP
 
 
 
 
Avenida Paulista, 1.079 - 8º andar - São Paulo - SP - CEP 01311-200
abreti@abreti.org.br - www.abreti.org.br - Tel.: 11 7711.3172

Política de privacidade e termos de uso.